sábado, 23 de janeiro de 2016

Dieta Detox e Alimentação Saudável

Postado por Paula Rempel

Geralmente exageramos nos comes e bebes durante as festas de final de ano. Comidinhas deliciosas são expostas a mesa e não há quem resista. Pratos especiais, rabanadas, doces como o tradicional pavê da família, farofas, assados e assim vai. Sem falar nas bebidas que consumimos. Refrigerantes, vinhos, espumantes, drinks, enfim... é tempo de comemoração, de reunião com familiares e amigos, normal exagerarmos um pouco nessa época.

As festas acabaram, muitos já voltaram das viagens, é hora de começar uma dieta desintoxicante para limpar o organismo e ajudar a acelerar o metabolismo. Evitar bebidas alcoólicas, comidas gordurosas , produtos condimentados e doces. Tempere os alimentos com azeite extravirgem . Faça consumo apenas de alimentos saudáveis.





Morango, laranja, limão,mamão, kiwi e goiabas são fontes de vitaminas C. Essa vitamina deixa o organismo mais resistente a gripe e resfriados.





Procure consumir frutas da época. Além de serem mais gostosas, custam mais baratas. Lembrando sempre, cada fruta tem um tipo de vitamina fundamental para o seu corpo e organismo.





Inclua verduras na sua alimentação. Não apenas alface, mas todo tipo de verdura como agrião, rúcula, espinafre etc., principalmente as de época. Vá a feira, custa mais barato e é tudo mais fresquinho.





Inclua todo tipo de legumes na sua alimentação, alternando os diferentes tipos. É importante fazer diariamente um prato bem colorido.


Consuma temperos naturais como salsinha, cebolinha, manjericão, alho, hortelã, etc.





Procure cultivar os temperos em casa, fazendo sua própria horta de temperos.





É fácil e não ocupa espaço, mas é preciso ser numa área onde bata luz solar.


Aquele arrozinho integral além de fazer muito bem a saúde, ajuda no funcionamento do intestino. Mas para quem não consegue consumi-lo, tudo bem. O nosso tradicional arroz com feijão não deve faltar no prato. Já foi comprovado por nutricionistas que metade do prato com saladas e legumes e a outra metade com arroz e feijão e uma proteína é o ideal para a alimentação do brasileiro.





O arroz seja com feijão rosinha ou carioquinha, o feijão preto, são essenciais na alimentação. Qualquer coisa que eu diga aqui, vai ser repetitivo porque todos nós já lemos ou assistimos algum programa de televisão falando sobre isso, não é mesmo?





Segundo a minha endocrinologista é importante consumir diariamente 1 de cada das sementes e nozes e castanhas acima.


A dieta desintoxicante ajuda a faxinar o organismo, eliminando excessos que acumulamos não apenas nas festas de final de ano, mas durante o ano todo.
Existem pessoas que abusam da alimentação o ano inteiro. Eu confesso que como bem durante a semana, mas exagero nos petiscos nos finais de semana. Isso não é bom. Por isso aqui em casa já mudamos os hábitos quanto aos petiscos . Ao invés de linguicinha, batatinha, essas " inhas " que são deliciosas, substituímos por petiscos saudáveis como por exemplo: cenourinha daquelas pequenas, anchova, tomate cereja, cebola, saladas em geral.
Quem não conseguir a dieta detox a risca, não tem problema, basta fazer uma alimentação equilibrada, incluindo frutas e legumes.
Evite sucos de saquinhos. Esses contém corantes que prejudicam a saúde. Consuma sucos naturais que são muito mais saudáveis.
Faça as 5 refeições diárias. Incluindo entre os intervalos, uma fruta, sucos, castanhas ou chás.
Capriche no café da manhã. Inclua uma fruta, dê preferência a alimentos integrais como quinoa, granola, aveia ou pão integral.
Iogurtes naturais também fazem bem a saúde e caem bem no café da manhã. Gelatinas contém colágenos que são importantes para manter a pele viçosa.
Evite produtos condimentados como salsicha, enlatados em geral. Eu não consumo nunca!
É fácil levar uma vida saudável, sem aquela neura de pesar alimentos, basta ter bom senso.
O resultado de uma alimentação saudável aparece na pele, nos músculos, na memória, na saúde. Quem se alimenta direito não tem problemas de colesterol alto, a pressão é mais regulada, evita a obesidade e seguindo a orientação médica é mais fácil controlar a diabete para quem tem. Quem não tem, evita ter um dia.
Inclua caminhadas ao menos 3 vezes na semana ou 20 minutos diários. Segundo os médicos, já é o suficiente para a pessoa sair o sedentarismo.
Abaixo segue receita detox completa para todos os dias da semana. Para quem está de férias é mais fácil segui-la.



Imagens: Google
Dieta detox: Revista Corpo A Corpo
Texto: Paula Rempel